ESPORTE – Antes de jogo contra o Paraguai, Tite destaca momento de ‘oportunizar’ jogadores
O jogo esta marcado para a próxima terça-feira, 1º de fevereiro.
Antes do duelo contra o Paraguai, marcado para esta terça-feira (1º), pela 16ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo, o técnico Tite, da Seleção Brasileira, avaliou que este é o momento de “oportunizar” o maior número de atletas. A Copa do Catar começará no dia 21 de novembro de 2022, e o comandante tem mais alguns meses para definir sua convocação final.
“É um momento de montagem de elenco. São oportunidades que os atletas vão tendo para uma disputa futura em uma convocação final”, afirmou, em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (31), completando que é preciso encontrar um equilíbrio entre experiência e juventude. “Essa mescla, diferente de 2016, estamos tendo mais tempo de oportunizar. Não havia esse tempo. Hoje, há. Inclusive porque fizemos uma campanha que nos permitiu isso. Estamos desprezando o jogo? Absolutamente não. Excelência é hábito. Tem que performar, vencer. Mas amplia um pouco mais a possibilidade de buscarmos essas opções de atletas jovens, experientes, e equilibrar”, destacou.
Para o jogo contra o Paraguai, Tite espera ver uma maior efetividade dos jogadores em relação ao que foi visto contra o Equador, na última quinta-feira (27), em Quito.
“Quando falo de efetividade, eu coloco as oportunidades que você cria no último terço e traduzo em precisão. Fazer gols. [A equipe] Nesses dois últimos jogos teve mais finalizações precisas, mas poderia ter traduzido em efetividade”, avaliou.
Outro ponto discutido na coletiva desta sexta foi a possibilidade de poupar jogadores do Real Madrid – Vinícius Júnior e Casemiro. O clube espanhol joga as quartas de final da Copa del Rey na próxima quinta (3), contra o Athletic Bilbao. O comandante revelou que não há um acordo para não os escalar, mas ressaltou:
“Nenhum acordo institucional existe. Existe bom senso, e eu tenho a capacidade de olhar calendários, que dia joga um e que dia joga o outro. Tenho que ter discernimento. É incompreensível ter esse calendário. Não pode ser o preço da saúde para arrebentar o atleta”, pontuou.
O Brasil volta a treinar na tarde desta segunda, a partir das 16h. A escalação deve ser definida durante a atividade, segundo Tite.