SAÚDE – Anvisa aprova primeiro autoteste de saliva para a covid-19.
Com isso já são quatro os autotestes autorizados no país.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (25) dois novos autotestes de Covid-19, incluindo o primeiro autoteste que faz uso da saliva, ao invés do swab (cotonete) nasal.
De acordo com a Anvisa, para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, desempenho e atendimento aos requisitos legais exigidos aos autotestes.
Um dos principais pontos de atenção para análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permitam qualquer pessoa a fazer o uso correto do produto.
Os autotestes aprovados foram o “SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil Ltda que será fabricado no Brasil. e o “COVID Ag Oral Detect” registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica Ltda, o primeiro autoteste registrado no Brasil que utiliza amostra de saliva e que também terá fabricação nacional.
O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional