POLÍCIA- Operação prende vice-prefeito de Mirante e diretor de finanças de Encruzilhada.
Eles são acusados de superfaturamento em licitação e execução em contrato de serviços de compactação de resíduos sólidos [lixo].
O vice-prefeito de Mirante, no Sudoeste baiano, Emerson Meira, foi preso nesta sexta-feira (19) dentro da Operação Basura. Encabeçada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MP-BA), a ação combate um esquema de desvio de recursos públicos no município de Encruzilhada, também no Sudoeste.
O grupo é acusado de superfaturamento em licitação e execução em contrato de serviços de compactação de resíduos sólidos [lixo]. Também foram presos na ação o diretor de finanças da prefeitura de Encruzilhada, Matheus Martins e Martins; além dos empresários Paulo Lima da Silva, Raik Portugal Amaral e Ricardo Lucas Almeida Silva.
Durante a investigação, o Gaeco descobriu captação ilícita de R$ 21,5 milhões pelo esquema. Uma empresa de pequeno porte estava por trás da transação feita ao longo dos últimos sete anos. A companhia oferecia serviços de locação de máquinas e execução de obras de engenharia civil, com a prestação de mão-de-obra, a diversos municípios da região sudoeste do Estado da Bahia.
Os pedidos de prisão foram autorizados pela Vara Única da Comarca de Encruzilhada.