ITABUNA– Prefeitura promove encontro para reativar a comissão de combate a Covid-19.
Entre as medidas para conter a proliferação do vírus a principal é impedir as aglomerações.
Com o objetivo de reduzir os números de ocorrências da doença na cidade de Itabuna, foi realizado um encontro no Teatro Municipal Candinha Dórea, na noite de quarta-feira, dia 03. A prefeitura confirmou a reativação da Comissão de Enfrentamento a Prevenção à Covid-19.
O encontro teve a participação do presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), Eduardo Kovalski Neto, que coordena a Comissão; do infectologista Fernando Romero; dos secretários de Governo, Josué Brandão Júnior; de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara; de Transportes e Trânsito, Thales Rodrigue da Silva; e do coordenador-geral de Comunicação, Afonso Dantas.
Precisando do apoio de todos os segmentos a secretaria de saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a importância da sociedade para combater a disseminação do vírus. “A comissão não pode ser unilateral. Por isso, precisamos do apoio de todos os segmentos para evitar que o cenário piore”, disse.
No final de semana, a secretaria municipal de saúde, registou 300 novos casos, totalizando até o dia 08, segunda-feira, 20.174 casos confirmados, 19.131 casos curados, 658 ativos. Sendo assim, 23 leitos de UTI, incluindo o pediátrico, estão ocupados, somando assim 100% da capacidade. Mas, 08 leitos clínicos estão disponíveis, tendo 17 ocupados.
O infectologista Fernando Romero frisou que a chegada das vacinas representa esperança no combate ao novo coronavírus, mas defendeu que é preciso fortalecer as ações. “É necessário, inclusive otimizar o protocolo de atendimento”, disse.
Com o intuito de lançar a operação sossego, a secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, falou que vai combater a poluição sonora. “Vamos fiscalizar sons abusivos e remover aparelhos”, disse.
O trabalho vai reunir a Guarda Civil Municipal, secretarias de Transportes e Trânsito e Indústria e Comércio, Emprego e Renda, Ministério Público estadual e Polícias Militar Civil.
Então, integrantes de entidades, entre elas, Conselho Municipal de Saúde, movimento Sul da Bahia em ação e núcleo territorial de Educação, declaram apoio irrestrito às medidas que vierem ser adotadas pelo município