IBICUÍ – Plano de vacinação contra a Covid-19.
Esperança e emoção, a vacina chegou ao município.
No dia 19 de janeiro, chegou a Ibicuí o primeiro lote de vacina Coronavac, do Instituto Butantan. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 125 doses nesta primeira etapa, destinadas aos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente contra o Covid-19, como por exemplo técnicos e enfermeiros.
Com o numero de doses reduzidas, as aplicações no primeiro momento foram realizadas em profissionais de saúde, e no dia 02 de fevereiro, terça-feira, a marca de trabalhadores da saúde vacinados eram de 225 pessoas.
Logo após, mais doses chegaram ao município, conforme autorizado pelo Governo do Estado, se deu inicio à imunização de idosos a partir de 90 anos. Com isso, as vacinas estavam sendo aplicadas em domicílio, de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde.
Entretanto, no dia 08 de fevereiro, segunda-feira, Ibicuí recebeu 130 doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan. As imunizações ao grupo de 85 a 89 anos começaram. Os idosos acamados foram vacinados em suas casas. Totalizando, 465 ibicuienses vacinados, entre eles são 233 profissionais de saúde e 118 idosos.
Então, dando seguimento às aplicações em pontos de vacinação em forma de drive thru, os idosos que se dirigiram ao local foram vacinados.
A vacinação ocorre de forma escalonada a medida que estão chegando doses ao município. Sendo assim, o restante da população será vacinado após os grupo prioritários, que são eles: pessoas de 75 anos ou mais, pessoas de 60 a 74 anos, pessoas com comorbidade, com deficiência permanente grave, em situações de rua , privada de liberdade, seguranças, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e caminhoneiros.
Ao todo Ibicuí, tem o total de 4 casos ativos, e já acumula 920 casos recuperados do novo Covid-19 com 11 óbitos provocados.