O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou na manhã desta quinta-feira (6) ex-moradores do bairro Passo de Estrela, dizimado pela enchente de maio em Cruzeiro do Sul (a 120 km de Porto Alegre), no Vale do Taquari. O petista ouviu depoimentos da população local e percorreu ruas da comunidade.
O início da agenda estava marcado para 11h, mas atrasou. A comitiva chegou ao local por volta de 12h13. As famílias aguardavam sob o sol de cerca de 25°C. A fúria do rio Taquari arrancou casas, empresas e igreja, enquanto imagens religiosas se salvaram, como mostrou a Folha de S.Paulo nesta semana.
O local não deve mais receber moradias. Um a alternativa cogitada é transformar o bairro em um parque. Ao longo da tarde, são esperados anúncios de medidas de apoio ao estado. Há expectativa de ações para preservação de empregos e em áreas como saúde.
Após visitar Cruzeiro do Sul, Lula se desloca para o município de Arroio do Meio. A cidade também fica no Vale do Taquari e sofre os impactos da cheia. Áreas de Arroio do Meio foram devastadas, incluindo pontes que conectavam a comunidade ao município vizinho de Lajeado, o maior do Vale do Taquari.