O embate entre duas candidaturas da base do governo Jerônimo Rodrigues (PT) em Vitória da Conquista é tratado, de fato, como iminente – e praticamente irreversível. O deputado federal Valdenor Pereira (PT) e a vereadora Lúcia Rocha (MDB), que já tem pré-candidaturas firmadas, têm acirrado a disputa para retirar o comando de Sheila Lemos (União) na cidade.
Integrantes de alguns setores do PT já admitem, em condição reservada, que será inviável demover a vereadora Lúcia Rocha e a cúpula do MDB de retirar a candidatura na cidade. A articulação, que ocorre há um certo período, buscou de diversas maneiras equalizar pendências para encontrar uma saída que culminasse na retirada da candidatura, porém todas elas sem sucesso.
Entre as alternativas foi tentado atrair um deputado estadual com mandato para alguma secretaria ou cargo no governo, “puxando” Lúcia para a cadeira, já que a edil é primeira suplente do MDB na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Todas, todavia, acabaram não sendo emplacadas. A disputa então deve ter dois nomes da base aliada, onde uma eventual composição também não conseguiu ser feita.