Chuvas fortes devem atingir o Brasil até 4 de março
Dados do Inmet mostram que grandes acumulados de chuva devem afetar 19 Estados brasileiros, sendo os principais Minas Gerais e os das regiões Norte e Nordeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou a previsão de chuvas intensas para 19 Estados brasileiros nos últimos dias do mês de fevereiro e começo de março.
Até 4 de março grandes acumulados de chuva devem afetar áreas das regiões Norte e Nordeste e, também, o Estado de Minas Gerais, devido à combinação do calor com a alta umidade.
Na faixa norte do país, haverá chuva intensa, principalmente, nos Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Para a região Norte, são previstas pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores maiores que 50 mm em praticamente toda a região, mas, principalmente, em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e sul de Roraima, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas.
Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.
No centro-norte da região Nordeste, são previstas pancadas de chuva localmente fortes, com maior intensidade em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, onde pode haver volumes superiores a 100 mm.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de chuva em forma de pancadas, com acumulados maiores que 40 mm, porém, com maior intensidade em áreas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso devido ao calor e à alta umidade.
Na região Sul, a semana começa com pancadas de chuva em áreas do Rio Grande do Sul, podendo ultrapassar 50 mm devido ao transporte de umidade do oceano para o continente.