Publi 1
Posto Ferrari
Super Banner
Nutri Fertil
HELDELBRANDO
Pag Menos – 728
Top Turbo Net

UNEB IRÁ FLEXIBILIZAR CURRÍCULOS DOS CURSOS DE SAÚDE PARA SE ADAPTAR À LEI DA INCLUSÃO

A adaptação seguirá as orientações do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação.

Os cursos da área de saúde da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) serão adaptados para que se adequem à Lei da Inclusão (13.145). Esse foi o compromisso assumido pela instituição de ensino com o Ministério Público estadual, em reunião realizada nesta terça-feira, dia 1º, na sede do MP, no bairro de Nazaré, em Salvador. A adaptação seguirá as orientações do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação. O compromisso, firmado junto à promotora de Justiça Adelina Oliveira Carvalho, surgiu da necessidade de adequar o curso de medicina às necessidades especiais do estudante  Diego Reis Martins, um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que cursa medicina na Universidade. Ele, seus pais e seus advogados procuraram o MP alegando a suposta falta de capacitação de professores do curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia para atenderem às suas necessidades especiais como estudante com TEA.

Na reunião, a Uneb informou que a Coordenação do Curso de Medicina da Uneb realizou consultas ao Ministério da Educação e ao Conselho Estadual de Educação, através das quais foram solicitadas orientações sobre as especificidades dos cursos da área de saúde, tendo pedido ainda a orientação do Ministério da Educação quanto à forma mais adequada para a flexibilização curricular para estudantes com necessidades especiais nos cursos de saúde. No encontro de ontem ficou acertado que o Núcleo de Educação Especial da Uneb (Nede) deverá promover reunião com o estudante  Diego Martins para verificar quais disciplinas poderão ser cursadas pelo educando ainda no segundo semestre deste ano, a fim de assegurar a sua imediata frequência ao curso de Medicina.

O MP concedeu um prazo, que vai até o dia 18 deste mês, para que a Procuradoria Jurídica da Uneb apresente documentos que comprovem a formalização, por escrito, dos requerimentos visando à adoção de providências para a confecção dos laudos de neuropsiquiatria, psicopedagogia e de habilidades extraordinárias relacionados ao estudante, bem como a indicação de todas as ações que serão tomadas pela Universidade do Estado da Bahia para possibilitar o retorno do estudante às aulas. Compareceram à reunião estudante com Tea Diego Martins, seus advogados, o assessor especial da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação, uma representante da Procuradoria Jurídica da Uneb, além da coordenadora do curso de medicina da Uneb.

Donos da bola final dos posts
Top Turbo Net – Final dos Post
Anuncie aqui
redes sociais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.