POÇÕES: MP denuncia e pede prisão preventiva de acusado de transportar 130 pássaros silvestres
Na ocasião, o denunciado foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal enquanto conduzia seu carro.
O Ministério Público (MP) estadual, por meio do promotor de justiça Ruano da Silva Leite, denunciou criminalmente um homem flagrado transportando 130 pássaros silvestres sem a devida licença ou autorização, no dia 27 de janeiro de 2021, no km 760, do município de Poções. O MP requer também que a justiça decrete a prisão preventiva do denunciado, visando prevenir a reiteração do crime ambiental.
Na ocasião, o denunciado foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal enquanto conduzia seu carro e, ao ser revistado o porta-malas, os policiais encontraram sete gaiolas, contendo cerca de 130 pássaros silvestres, da espécie cardeal de topete vermelho, que foram transportados por longa distância, em um curto espaço fechado, em condições degradantes, sem água e comida, e expostos a intenso sofrimento.
Segundo o promotor de justiça, o denunciado Joelson Cardoso Durval teria adquirido os pássaros em São Paulo, pelo valor de R$20 cada um, e pretendia comercializá-los na cidade de Cícero Dantas, onde reside. Ele foi denunciado pelos crimes previstos nos artigos 29 e 32 da Lei no 9.605/1998, por transportar espécies da fauna silvestre sem a devida licença ou autorização da autoridade competente e por praticar maus-tratos contra os animais.