Posto Ferrari
Publi 1
Pag Menos – 728
HELDELBRANDO
Nutri Fertil
Top Turbo Net
Salomão

BAHIA : Com mais de 2.600 casos ativos governador pede que população se vacine contra Covid-19 antes dos festejos juninos

Mais de 8 milhões de pessoas estão com esquema vacinal contra a doença incompleto, no estado.

O governador da Bahia, Rui Costa, pediu, nesta segunda-feira (13), que as pessoas mantenham a vacinação contra Covid-19 em dia, antes dos festejos juninos. Atualmente no estado, mais de 8 milhões de pessoas estão com o esquema vacinal contra a doença incompleto ou sem as doses de reforço.

“Graças a vacina a gente percebe que subiu o número de contaminados, mas não subiu o número de internados, não subiu o número de UTIs ocupadas e o número de mortos. Então nesse momento, a gente reforça para que você, que está em casa, que ainda não tomou vacina ou não tomou o reforço ou a quarta dose, está na hora, antes do São João, antes de dançar um forró, tomar seu licor, vai essa semana tomar a vacina”, disse o governador.

Nesta segunda-feira, Salvador teve mais um dia de mutirão de doses de reforço. Muitas pessoas que resolveram se vacinar no 5° Centro de Saúde enfrentaram longas filas no período da tarde. O tempo de espera variou entre duas e três horas.

“Importante foi se vacinar, foi a minha quarta dose”, contou a aposentada Nai Fraga.
“A arma contra a doença é a vacina e todo mundo tem que tomar essa vacina”, disse o aposentado Wilson Leite.

No final de semana a capital contou com mutirão de vacinação para crianças de 5 a 11 anos e na sexta-feira (10) um chamamento também para a 4ª dose de pessoas acima do 50 anos. A estratégia de vacinação foi reforçada depois do aumento no número de casos em todo estado.

No início do mês, eram 860 casos ativos no estado. O sistema do Ministério da Saúde apresentou falhas e os dados não foram publicados durante alguns dias. Quando o sistema retornou, o número de casos ativos já estava mais alto e nesta segunda (13), o boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) registrou 2.569 casos.

Cidades e escolas adotam novas medidas

O aumento de casos fez a Prefeitura de Serra Dourada, no oeste baiano, decretar toque de recolher no município por 30 dias, além de proibir todos os eventos festivos programados para junho. Segundo último boletim, a cidade que tem 17 mil habitantes tem 62 casos ativos. No início do mês eram apenas quatro.

Mas, os festejos juninos não devem ser cancelados na maioria das cidades, mesmo com o aumento o número de casos ativos.

Em Salvador, o colégio particular São Paulo decidiu retomar o uso obrigatório das máscaras depois que casos da doença foram identificados. Nesta segunda, a Secretaria de Saúde da capital (SMS) fez testagem no local.

Outras escolas também estão adotado medidas. Em Barreiras, no oeste do estado, dois colégios públicos, um estadual e outro municipal, suspenderam as aulas. Já algumas escolas particulares, as aulas voltaram para o esquema remoto.
A infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Cláudia Brodskyn, vê as festas juninas com preocupação.

“O ideal seria suspender principalmente agora que está tendo esse aumento de casos. Após o São João principalmente esses números vão subir, mas também a gente tem que convir que o SARS-CoV-2 vai ficar entre nós de uma forma endêmica, como a gripe e outras doenças virais”, explicou a infectologista.

“Eu acho que o importante é a gente ficar alerta e continuar usando, na medida do possível, máscaras, em principalmente locais fechados, e também não deixar a imunização de lado”, concluiu.

Top Turbo Net – Final dos Post
redes sociais
Donos da bola final dos posts
Anuncie aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.