ITABUNA – Associação Comercial e Empresarial vai lançar sua Câmara de Mediação e Arbitragem.
O lançamento será feito pela internet, numa plataforma de videoconferência.
A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) vai lançar, na próxima quarta-feira (10), a sua Câmara de Mediação e Arbitragem, instância extrajudicial para a resolução de conflitos comerciais, empresariais e de consumo.
O lançamento será feito pela internet, numa plataforma de videoconferência, com a participação de autoridades locais e de representantes da Federação das Associações Comerciais da Bahia e da Confederação das Associações Comerciais do Brasil.
Segundo o coordenador da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMAE), Eduardo Vieira, esse mecanismo institucional fomenta o diálogo entre as partes em conflito. Dessa forma, oferece alternativas de resolução sem que as pessoas ou empresas tenham que recorrer à Justiça para garantir a reparação de direitos.
Eduardo destaca o tempo que se ganha quando uma disputa é solucionada de forma consensual, evitando a judicialização.
“Sabemos que, em média, um processo fica 8 anos no Poder Judiciário, e quando a gente busca uma conciliação na Câmara, esse procedimento dura em média 30 dias, e tem um índice de 80% de acordo dos casos em um tempo muito curto, o que gera um grande benefício às partes, seja de tempo, de custo, ou nas relações continuadas”.
Fonte: https://www.pimenta.blog.br/