ITABUNA – Após austeridade fiscal, prefeitura atinge nota B do tesouro nacional.
O municipio que possui CAPAG “B” é elegível à contratação de garantias da União em seus financiamentos.
Nesta semana, Itabuna recebeu mais um retorno positivo oriundo da política austera adotada pela Prefeitura Municipal.
Com o saneamento das finanças públicas realizado em 2021, e um trabalho intenso no resgate das certidões de regularidade fiscal, colocando as contas do município em dia, Itabuna obteve classificação B na análise da capacidade de pagamento (CAPAG) realizado pelo Tesouro Nacional, ligado ao Ministério da Fazenda.
O municipio que possui CAPAG “B” é elegível à contratação de garantias da União em seus financiamentos.
Com isso o município poderá acessar empréstimos com juros mais baixos, já que tem a União como garantidora, o que diminui o risco de crédito da operação.
Para atingir, depois de anos a classificação B, a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), cumpriu o encaminhamento das contas anuais, aplicação mínima de recursos em saúde, aplicação mínima de recursos em educação e adimplência financeira.
“Desde quando assumimos o governo colocamos como meta o ajuste fiscal da prefeitura. Com isso nosso governo tem horado com todos os pagamentos e investimentos, demonstrando uma gestão fiscal responsável “, ressaltou o Prefeito
Conforme a metodologia do Ministério da Fazenda, a classificação dos entes é definida a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez. A análise utiliza dados disponíveis no Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) e no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias).