BAHIA – Toque de recolher ampliado e venda de bebidas alcoólicas proibidas.
Restrição total das atividades não essenciais no Estado será a partir desta sexta (26) até segunda-feira (1º).
Para conter o avanço da Covid-19, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que o Estado terá restrição total das atividades não essenciais a partir de sexta-feira (26), até as 5h de segunda-feira (1º). A informação foi divulgada nesta quinta (25).
Conforme o governador, durante o período de restrição, bares e restaurantes não terão funcionamento presencial em nenhum horário. Além disso, a venda de bebidas alcoólicas está proibida durante esse período, mesmo em supermercados. Os shoppings também ficarão fechados no final de semana.
1 – Estão suspensas todas as atividades não essenciais a partir das 17h desta sexta-feira (26/02) até 5h de segunda (01/03) em todos os 417 municípios do estado da Bahia. O que não for saúde pública ou venda de alimentos não funcionará neste período.
— Rui Costa (@costa_rui) February 25, 2021
A circulação de pessoas na rua está liberada normalmente, desde que não tenham aglomerações. O transporte público também poderá funcionar normalmente, mas o governador não deu detalhes sobre o transporte intermunicipal.
3 – Nesta sexta (26/02), para evitar aglomerações no transporte público, vamos escalonar o encerramento das atividades comerciais da seguinte forma: lojas convencionais de rua encerrarão as atividades às 17h; bares e restaurantes às 18h; e shoppings e centros comerciais às 20h.
— Rui Costa (@costa_rui) February 25, 2021
Atividades sociais, sejam elas religiosas, políticas ou culturais, também estão proibidas neste período. Atividades físicas coletivas também foram suspensas neste período, já as atividades individuais, como corridas e caminhadas, estão liberadas.
5 – Nosso grande objetivo agora é garantir o distanciamento social nesta fase crítica da pandemia. Temos 195 pessoas, neste momento, aguardando vagas em leitos de UTI na regulação. Isto revela o drama que estamos vivendo neste momento.
— Rui Costa (@costa_rui) February 25, 2021
O delivery de alimentos está permitido até a meia noite de sexta (26), mas é preciso que as empresas forneçam transporte próprio para esses trabalhadores.
Cronograma das restrições:
– Lojas e comércio de rua: fecharão das 17h de sexta-feira (26) às 5h de segunda-feira (1º);
– Bares, restaurantes, pizzarias, lojas de conveniência e similares: fecharão das 18h de sexta-feira (26) às 5h de segunda-feira (1º);
– Shoppings e centros comerciais: fecharão das 20h de sexta-feira (26) às 5h de segunda-feira (1º).
*Com informações de G1