IBICUÍ – Delegado Regional desmente fake news onde o munícipio aparece como uma das 10 cidades mais violentas da Bahia.
Ibicuí está entre as cidades que registrou maiores reduções nos crimes.
Na última semana, circulou pelas redes sociais dos moradores de Ibicuí, cidade do médio sudoeste baiano, uma falsa notícia, intitulada: “Ibicuí está entre as 10 cidades mais violentas da Bahia; a 9ª no ranking”.
Em consciência do ocorrido, o Delegado Regional e Coordenador da 21ª Coorpin, Dr. Roberto Júnior, combateu a fake news, informando que as 13 cidades asseguradas pela Coordenadoria Regional do Interior, incluindo Ibicuí, registrou uma das maiores reduções nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em 2021.
De acordo com ele, em todos os semestres o Governo do Estado contabiliza o número de CVLI e o compara com o mesmo semestre do ano anterior.
Assim, a redução no primeiro semestre da Aisp 43 (Itapetinga) foi de 55%, e em Ibicuí não foi diferente, com redução de 70% dos casos de homicídio, se comparado com o mesmo período do ano passado.
“Quero tranquilizar a população dizendo que a notícia veiculada não é verdadeira. Tanto é que todos os policiais civis e militares do Departamento de Polícia Técnica receberam o prêmio Plano de Desempenho Social (PDS), do Governo do Estado, pela redução no número de crimes e homicídios. Fake news é crime! E tanto quem as criam, quanto quem as divulgam, podem responder por isso”, relatou o Delegado.