SAÚDE – Fiocruz identifica redução da procura por 1ª dose da vacina contra a Covid-19
A recomendação é que novas estratégias sejam adotadas.
A procura pela primeira dose da vacina contra a Covid-19 caiu desde o mês de setembro, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A fundação aponta que, a partir de outubro, o crescimento tem sido constante e próximo de zero, variando, num intervalo de 25 dias, entre 71,03 e 73,27%. Os dados constam no Boletim Observatório Covid-19.
Diante dos dados, a recomendação feita pela Fiocruz para acelerar a imunização com a primeira dose, é de que sejam adotadas novas estratégias, além da exigência do chamado “passaporte vacinal”.
A Fiocruz também chamou a atenção para a escalada de casos e mortes pela Covid-19 na Europa, mesmo em locais em que a cobertura vacinal já se encontra em patamares elevados, acrescenta reportagem da CNN.
Os casos graves da doença têm se concentrado entre grupos não vacinados, especialmente em países com baixa cobertura vacinal.
Conforme a CNN, a situação enfrentada pelos países europeus fez com que cientistas e pesquisadores colocassem em pauta o debate sobre a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento físico e de proteção individual no Brasil.