HELDELBRANDO
Posto Ferrari
Publi 1
Pag Menos – 728
O baratão
Nutri Fertil
Super Banner

POLÍTICA – União Brasil leva partidos a pensar em federações.

De acordo com as regras aprovadas, os partidos precisariam se manter juntos também nas eleições municipais de 2024.

Após a fusão do DEM e PSL resultar no ‘superpartido’ União Brasil, algumas das maiores legendas do país já começa as articulações para se organizarem em federações, que passou a ser permitida após o Congresso derrubar o veto presidencial que impedia a ação. De acordo com as regras aprovadas, os partidos precisariam se manter juntos também nas eleições municipais de 2024.

Segundo o jornal O Globo, PP, PL e Republicanos já iniciaram conversas nesse sentido, assim como o MDB com o Avante e o Solidariedade. Ainda de acordo com a publicação, também há negociações envolvendo Cidadania, Rede e PV, e, na esquerda, do PCdoB com o PSB.

Na semana passada, o ministro-chefe da Casa Civil e presidente licenciado do PP, Ciro Nogueira, conversou com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e enviou mensagem ao presidente do Republicanos, Marcos Pereira, sugerindo que as três legendas se unam numa federação, com o objetivo de eleger uma bancada expressiva no Congresso nas eleições de 2022. Juntas, as três legendas chegam a 116 deputados e 12 senadores.

Porém a provável chega de Jair Bolsonaro (sem partido) ao Progessistas pode inviabializar a fusão, já que hoje as siglas têm a opção de liberar seus diretórios estaduais a apoiarem o candidato mais conveniente naquela região, com a possibilidade de darem palanque inclusive ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), provável adversário de Bolsonaro no ano que vem.

Já os dirigentes do MDB, Avante e Solidariedade conversaram sobre a possibilidade de uma união temporária, mas admitem que é difícil a união sair do papel, já que um possível acordo beneficiaria mais os emedebistas em detrimento dos demais. Atualmente, o MDB tem 34 deputados, Avante tem oito e Solidariedade tem 13. Juntos, somariam 55 parlamentares na Câmara.

No passado, Cidadania, Rede e PV cogitaram uma fusão, mas a ideia não vingou. A expectativa agora é que a união possa ser viabilizada por meio da federação. O Podemos também teria sinalizado interesse em participar da união.

Na esquerda, o PCdoB já estaria de olho numa aproximação com o PSB, já que se vê ameaçado pela cláusula de barreira. Pela regra, só terá acesso ao fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito partidos que atingirem 2% dos votos válidos para a Câmara na eleição do próximo ano, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação ou conseguirem eleger 11 deputados distribuídos em nove estados.

redes sociais
Anuncie aqui
Donos da bola final dos posts
Top Turbo Net – Final dos Post

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.