ITABUNA – Após quase 11 meses, ônibus voltam a circular.
Cinquenta coletivos já estão circulando no município.
Após quase 11 meses, ônibus coletivo volta a operar em Itabuna. Cerca de 50 mil pessoas depende do transporte público diariamente. Além da população, tem os motoristas e cobradores que estavam sem receber seus salários, porque as empresas de transporte não estavam operando.
Com o retorno dos ônibus, cerca de 220 rodoviários, dos quase 500 que estavam parados desde março de 2020, foram contratados e voltaram a trabalhar.
O prefeito do município, Augusto Castro, disse que sua preocupação é que tivessem ônibus novos e sem aumento na tarifa.
“Nos sabemos que a cidade tem 10 meses sem transporte, usuário precisando sair de casa para o trabalho e do trabalho para casa. A minha preocupação é que tivéssemos ônibus novos, de qualidade, sem aumento da tarifa, porque não tem condições nessa crise econômica fazer aumento de tarifa. A prefeitura está subsidiando o transporte urbano para a população ter acesso” Ressaltou o prefeito.
Desde março do ano passado a categoria tem feito paralisações por ter recebido apenas parcialmente os salários. A empresa São Miguel alegou que passava por dificuldades financeiras e não poderia arcar sozinha com os custos.
Desde então, os ônibus deixaram de circular na cidade. Em janeiro de 2021, Castro assinou um acordo de prestação de serviço emergencial com a empresa Atlântico, que vai realizar o serviço de transporte público coletivo em Itabuna.
Entretendo, com a volta dos ônibus nesta quarta- feira, dia 17 de fevereiro, a empresa responsável pelos coletivos, ressaltou que só está aceitando os vales transportes novos.
Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/