ITABUNA – Prefeitura trabalha para a implantação do programa de coleta seletiva.
Estão envolvidas nesse processo algumas secretarias municipais, entre elas a de Infraestrutura e Urbanismo.
O Programa de Coleta Seletiva é uma meta trilhada pela Prefeitura de Itabuna com ações integradas de um Grupo de Trabalho (GT) para sua implantação sob a coordenação da secretária de Planejamento, Sônia Fontes. No momento, o foco tem sido o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para assistência de toda a cadeia envolvida.
A titular do Planejamento ressalta que o processo de transição do antigo lixão para o novo aterro sanitário, certificado pelos órgãos ambientais, vem acompanhado de outras iniciativas, entre elas; a capacitação de uma equipe multidisciplinar do município com a participação de diversas Secretarias e de um consultor.
A consultoria coordenada é de responsabilidade do especialista André Dantas que atua na preparação da equipe para treinamento dos catadores de materiais recicláveis do antigo lixão e a consequente implementação do Programa de Coleta Seletiva. Em paralelo, uma Equipe Técnica Multidisciplinar, coordenada pelo supervisor de projetos da Seplan, Rosivaldo Pinheiro, dá assistência às famílias com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.
A secretária Sônia Fontes frisa que, este conjunto de ações está sendo possível porque estamos contando com o apoio total do Prefeito, Augusto Castro, que deixou claro desde o começou o seu desejo como gestor em cumprir a Legislação ambiental e de destinação de resíduos sólidos, com a prioridade do acolhimento das famílias envolvidas neste processo.
Ela completa que o desafio tem sido grande.
“Mas, não fosse a equipe integrada de várias secretarias, este programa não estaria sendo possível. Nossas ações estão muito bem encaminhadas e aceitas pelas famílias beneficiadas”, atesta.
Estão envolvidas diretamente neste processo, as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Infraestrutura e Urbanismo, Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Governo e Educação, além da Procuradoria-Geral do Municipal.
“Enfim, é uma ação interdisciplinar que tem toda uma Prefeitura envolvida para que a nova Política Municipal de Resíduos Sólidos venha ser implantada com sucesso”, finaliza.
Fonte: Políticos do Sul da Bahia.