JORGE AMADO, 111 ANOS: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MARCA ABERTURA DO MÊS DEDICADO AO ESCRITOR
A abertura oficial do projeto "A gosto de Jorge" aconteceu no Teatro Municipal de Ilhéus, com muita música e homenagens ao grande escritor.
Na última terça-feira (1º), a Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Cultura e Educação, deu início às ações que fazem parte do projeto “A gosto de Jorge”, em homenagem a Jorge Amado, escritor que escolheu a cidade como sua terra e inspiração. A abertura ficou sob o comando de Gabriela Maja e Franklin Costa, que apresentaram ao público o melhor da MPB e músicas relacionadas à obra de Jorge Amado.
A solenidade contou ainda com diversas intervenções artísticas no palco do Teatro Municipal de Ilhéus. A mesa foi composta pelos secretários Geraldo Magela (Cultura), Eliane Oliveira (Educação) e Mozart Aragão (Casa Civil), que na ocasião representou o prefeito Mário Alexandre, e pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marco Lessa. Em suas falas, todos evidenciaram a importância da programação alusiva ao escritor, figura que “internacionalizou Ilhéus”.
Magela apresentou a programação, destacando a grandiosidade das atividades. “Nós teremos um leque de eventos, desde exposições de arte, das crianças [alunos da rede municipal], como de artistas plásticos renomados de Ilhéus, teremos teatro, dança, música, capoeira, o Cabaré de Jorge e uma infinidade de atrações. Tudo para saudarmos e homenagearmos Jorge Amado”, explicou o secretário.
Já Eliane exaltou a parceria entra as secretarias envolvidas. “Hoje, quem abre o ‘A gosto de Jorge’ não é apenas a Cultura. É a Cultura junto da Educação, quem abre o mês de homenagens para Jorge Amado é o Governo de Ilhéus”, diz e completa, “essa união de esforços era um sonho do prefeito Mário Alexandre, que estamos implementando neste evento”.
Ela também falou sobre importância de Jorge Amado e como os alunos estão trabalhando a sua obra. “Redescobrir Jorge é redescobrir o amor pela literatura e é o que estamos fazendo, a gente já trabalha com a obra de Jorge há algum tempo, em nossa rede municipal, através do PCR [Planejamento Coletivo em Rede]. Para isso, treinamos nossos professores dos anos iniciais e finais e aproveitamos o planejamento para falar da história de Jorge, falar da cultura e das obras de Jorge Amado através da visão dos alunos”.