VEREADORES DO UNIÃO BRASIL EM SALVADOR SE REÚNEM COM ACM NETO E AZI PARA DEBATER 2024
Em 2020, ainda Democratas, o partido elegeu 7 vereadores, porém, com a saída de Alexandre Aleluia para o PL, perdeu um edil.
Os vereadores do União Brasil em Salvador já iniciaram as costuras para as eleições de 2024 e têm contado com o auxílio de alguns articuladores na montagem da chapa. Os edis realizaram um encontro com o ex-prefeito da capital, ACM Neto, que também contou com a presença do deputado federal e presidente estadual da sigla Paulo Azi.
Pessoas ligadas aos edis apontaram ao Bahia Notícias que a intenção da reunião é “antecipar” a organização do grupo, já que partidos de candidatos a prefeito sempre seriam usados para “receber candidatos” de partidos aliados e o movimento pode dificultar as pretensões dos vereadores. A expectativa é repassar os entendimentos do encontro para o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União).
Com a alteração no número de candidaturas por chapa e os ajustes partidário como fusões e incorporações devem propiciar um cenário “complicado”, de acordo com a avaliação de alguns vereadores. O grupo busca evitar, segundo as lideranças, que vereadores com mandato possam “organizar” a candidatura dentro do União Brasil ou em outro partido da base aliada.
Como exemplo, um interlocutor de um dos vereadores sinalizou para o ano de 2020, quando Felipe Lucas e Beca, ambos com mandato, ficaram de fora da Câmara ao disputarem o pleito pelo União. O foco seria ajustar as “contas eleitorais” para que uma definição de nomes que estivessem pensando em sair, ajustassem as bases para a migração de legenda.
Em Salvador, o partido possui seis vereadores atuando na Câmara: Cátia Rodrigues, Cláudio Tinoco, Duda Sanches, Kiki Bispo, Palhinha e Paulo Magalhães Júnior. A atual secretária de Resiliência e Sustentabilidade, Marcelle Moraes, foi eleita, mas está licenciada. Em 2020, ainda Democratas, o partido elegeu 7 vereadores, porém, com a saída de Alexandre Aleluia para o PL, perdeu um edil.