BAHIA: Mesmo com pressão do PP, Jerônimo deve bancar nome técnico para diretoria-geral da Adab
O PP tem pressionado Jerônimo para ficar com a liderança da Adab, principalmente, para ser uma espécie de “compensação” após o partido ter retornado à base governista.
Apesar da pressão da bancada do Progressistas, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve indicar um nome técnico para assumir a diretoria-geral da Agência de Defesa da Agropecuária da Bahia (Adab). De acordo com interlocutores escutados pelo Bahia Notícias, o cargo deve ficar com o coordenador adjunto da Superintendência da Defesa Civil Estadual (Sudec), Paulo Sérgio Luz.
O PP tem pressionado Jerônimo para ficar com a liderança da Adab, principalmente, para ser uma espécie de “compensação” após o partido ter retornado à base governista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Para convencer o governador, os líderes da legenda também tentam emplacar um nome técnico, o do auditor fiscal da Adab, Paulo Emílio Torres.
Porém, apesar da pressão, Jerônimo deve bancar Paulo Sérgio Luz para o posto. Fontes ligadas ao assunto afirmaram ao Bahia Notícias que as gestões da Adab têm “atrapalhado” a gestão petista nos últimos anos, ligando o sinal de alerta para que Jerônimo colocasse alguém de sua cota pessoal.
Após não ter sucesso nas urnas, Marcelino Galo (PT) também foi cogitado para assumir o cargo por ser um quadro ligado ao tema. Contudo, o ex-deputado foi recentemente relocado para um cargo de confiança na AL-BA, sendo nomeado Superintendente de Assuntos Parlamentares (SAP).
Jerônimo, todavia, já atendeu um dos pedidos do Progressistas, dando espaço para o partido em diretorias do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). O comando do órgão, entretanto, continua com Rodrigo Pimentel.
A Adab é vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), que conta com a liderança do ex-deputado Wallyson Torres, conhecido como Tum, que foi indicação do Avante para a titularidade da pasta. Atualmente, a Adab é comandada pelo advogado Lázaro Miguel de Jesus Pinha.
Antes do atual gestor assumir, os últimos dois titulares do órgão foram, respectivamente, cotas do Podemos e do PSD, com as indicações de Maurício Bacelar, atualmente no PV e na Secretaria de Turismo, e de Oziel Oliveira, ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães e ex-deputado federal.