ESPORTE: Polícia terá apoio do Sistema de Reconhecimento Facial no Ba-Vi de domingo
Na manhã de quarta-feira (25), o Bepe se reuniu com representantes de Bahia e Vitória, além de membros de torcidas organizadas.
Tem Ba-Vi na tarde do próximo domingo (29). Apesar da recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) de manter a torcida única no clássico, com a presença apenas de torcedores do Bahia, o Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe) da Polícia Militar promete reforçar a segurança para o jogo, que acontecerá na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Para realizar o trabalho de segurança no clássico, o policiamento terá o apoio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Com isso, o Bepe espera impedir que procurados pela Justiça acessem o estádio.
Em casos de alertas apontando semelhança acima de 90%, equipes do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionarão as guarnições mais próximas do suspeito. Os militares usarão rádios transceptores da tecnologia LTE (Long Term Evolution), possibilitando o recebimento de imagens com mais rapidez.
“Nós também contamos com o apoio da própria Arena com o monitoramento das câmeras de segurança do espaço, garantindo total segurança”, declarou o comandante do Bepe, tenente-coronel Elbert Vinhático.
Ainda segundo Vinhático, o acompanhamento das duas delegações, as abordagens aos cambistas com ingressos falsos e a assistência à segurança privada do estádio com relação à apreensão de materiais não permitidos são outras das ações já alinhadas com a tropa do Bepe.
“Nossa tropa está preparada para todo o tipo de ocorrência. O patrulhamento dentro do estádio e o isolamento de campo são atividades comuns que já realizamos”, afirmou o tenente-coronel.
Na manhã de quarta-feira (25), o Bepe se reuniu com representantes de Bahia e Vitória, além de membros de torcidas organizadas, membros do MP-BA, órgãos municipais e unidades operacionais envolvidas na partida, para alinhar os procedimentos que serão tomados em casos de crise.
“Nós lembramos aos torcedores que venham torcer em paz, pois os estádios não são ambientes de conflitos. Cheguem cedo para garantir uma entrada mais calma e não arremessem objetos no gramado em caso de vitória ou derrota do seu time. Nós temos o papel fundamental de cuidar do torcedor e estamos prontos para recebê-los”, garantiu o Vinhático.