ITABUNA: Prefeitura permanece com força-tarefa na limpeza da cidade e faz capacitação
O evento é promovido pelo Departamento de Vigilância em Saúde.
Funcionários do Departamento de Limpeza Pública e demais setores envolvidos com a força-tarefa que nos últimos dias têm executado a limpeza geral da cidade para livrar ruas, avenidas e bueiros de qualquer material que venha obstruir as vias de escoamento vão participar de palestra no auditório das Faculdades Santo Agostinho (FASA) de Itabuna às 15 horas. O evento é promovido pelo Departamento de Vigilância em Saúde.
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maristela Antunes, a maior preocupação é que as pessoas sejam capacitadas a adotar cuidados durante a atividade, principalmente pela exposição a águas pluviais contaminadas, lixo, entulhos e até móveis e utensílios domésticos descartados em vias públicas. Uma enfermeira vai orientar os funcionários em relação ao uso de EPIs (luvas, calçados, máscaras, etc.
Nos últimos dias, o trabalho de limpeza de áreas invadidas pelas enxurradas e águas pluviais executado pela Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Limpeza Pública, da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, contou com o envolvimento de toda equipe do setor e de voluntários de outros departamentos municipais.
Nos últimos quatro dias entre os bairros beneficiados estão: Fátima, Califórnia, Conceição, Mangabinha, Vila Anália, Gogó da Ema, Sarinha Alcântara, Santo Antônio e Banco Raso. Além da remoção de todo lixo e entulho de pontos estratégicos, na sequência vem sendo feita a coleta por meio de retroescavadeiras e caçambas para o descarte no aterro sanitário.
“Não paramos em nenhum momento, porque este é um trabalho contínuo. Além disso, precisamos monitorar constantemente os locais que já receberam a visita da equipe da Limpeza Pública, porque a população insiste em descartar lixo onde não deve”, ressaltou o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini. Para ele, as pessoas precisam contribuir para que a cidade fique livre de materiais indesejados e contaminados.