Nutri Fertil
Super Banner
Posto Ferrari
Pag Menos – 728
Salomão
HELDELBRANDO
O baratão

BAHIA : Legislativo Partidos de ‘mais votados’ em 160 municípios divergiram apoios no 1º turno

Na Bahia, os partidos dos candidatos a deputados estadual e federal mais votados em 160 municípios divergiram em relação ao apoio à candidatura ao governo do estado da Bahia.

O Executivo e o Legislativo são poderes que, normalmente, precisam andar lado a lado para o andar de um mandato com progressos. A composição de uma base governista é importante para que o chefe de Estado tenha um apoio, mas, também, a oposição é fundamental para que haja um processo democrático nas decisões governamentais.

Na Bahia, os partidos dos candidatos a deputados estadual e federal mais votados em 160 municípios divergiram em relação ao apoio à candidatura ao governo do estado da Bahia durante o primeiro turno das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e das atas de convenções das legendas que foram divulgadas antes da primeira etapa do pleito.

A maior parte dos votos “descasados” para deputados estaduais e federais foi entre a chapa de Jerônimo Rodrigues (PT) e de ACM Neto (União) sendo responsáveis por 138 das divergências entre os votos para o legislativo. As 22 diferenças restantes, foram referentes aos candidatos do partido de João Roma (PL).

A região com a maior divergência entre os mais votados para o legislativo foi a Bacia do Paramirim. Seis dos oito municípios do trecho baiano tiveram votos “descasados” para o cargo de deputado estadual e federal. Na ocasião, as cidades divergiram entre os parlamentares da chapa de Jerônimo e de ACM Neto.

A preferência dos moradores da Bacia do Paramirim tiveram uma preferência por candidatos da base do ex-prefeito de Salvador, em relação aos votos para a Assembleia Legislativa. Porém, em relação ao âmbito federal, a região optou por seguir uma linha da chapa petista.

A segunda região com votos “descasados” foi a do Recôncavo Baiano. 11 dos 19 municípios da área tiveram divergências em relação aos seus votos para o legislativo. O Recôncavo seguiu a mesma lógica que a Bacia do Paramirim, optando por deputados federais da base de Jerônimo e estaduais da chapa de ACM Neto.

Em relação aos municípios que preferiram votar em candidatos do mesmo partido, 148 cidades tiveram como mais votados postulantes da mesma legenda. O PSD foi a sigla que mais conseguiu levar a “dobradinha” nas votações, dominado os votos em 49 municípios diferentes.

Vale lembrar que o PSD foi o partido com mais lideranças nas urnas de cidades ao redor da Bahia. Sobre os deputados federais, a sigla liderou as votações em 110 municípios, enquanto para candidato à AL-BA, a legenda esteve no topo em 100 cidades.

COMO QUE FICOU O APOIO DOS PARTIDOS?

No caso: Avante, PCdoB, PSB, PSD, PV e MDB tiveram candidatos à Câmara ou à AL-BA que foram os mais votados em algum município do estado e declaram apoio ao postulante petista Jerônimo Rodrigues.

Em relação ao principal rival do PT nestas eleições, as legendas: Podemos, Solidariedade, PDT, PSDB, PP, PSCe Republicanos tiveram nomes mais votados em alguma cidade baiana e declaram apoio ao candidato do União Brasil, ACM Neto.

O PL, de João Roma, recebeu apoio do PMB, Patriota, Pros e Agir, porém nenhuma destas legendas venceu as votações em algum município. Apenas os candidatos do próprio PL tiveram alguma “liderança municipal”.

Vale lembrar que para o levantamento foram considerados apenas as documentações das atas de convenção, que foram entregues antes mesmo das eleições do primeiro turno. O PSC, por exemplo, atualmente apoia Jerônimo Rodrigues, sendo que faziam parte da base de ACM Neto antes da primeira etapa do pleito.

 

 

 

redes sociais
Donos da bola final dos posts
Anuncie aqui
Top Turbo Net – Final dos Post

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.