BRASIL : Cade pede investigação contra Datafolha, Ipec e Ipespe por supostos erros nas pesquisas
Há indícios de erros nas sondagens feitas pelos respectivos institutos no primeiro turno das eleições.
O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo, pediu nesta quinta-feira (13) que seja aberta investigação contra institutos de pesquisas eleitorais por supostos erros nas sondagens feitas no primeiro turno. O documento de dez páginas com o pedido foi encaminhado ao superintendente-geral do órgão, Alexandre Barreto. As informações são da CNN Brasil.
No pedido, Macedo diz que “erros foram evidenciados pelos resultados das urnas apuradas, quando se constatou que as pesquisas de diferentes institutos de pesquisa, tais como o Datafolha, Ipec, Ipespe, dentre outros, erraram, para além das margens de erro, nas pontuações em relação a alguns dos candidatos.”
O texto menciona que pode ter havido infração à legislação concorrencial e possível infração à ordem econômica.
A Lei de Defesa da Concorrência, no inciso I do art. 36, afirma que:
“constituem infração da ordem econômica, independentemente de culpa, os atos sob qualquer forma manifestados, que tenham por objeto ou possam produzir os seguintes efeitos, ainda que não sejam alcançados: limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa”.
No documento, Macedo insinua que os institutos teriam constituído um “cartel”, para apresentar números parecidos na eleição, infração descrita no mesmo artigo 36 da Lei de Defesa da Concorrência, mas agora no parágrafo terceiro, inciso I:
“I – acordar, combinar, manipular ou ajustar com concorrente, sob qualquer forma:
a) os preços de bens ou serviços ofertados individualmente;
b) a produção ou a comercialização de uma quantidade restrita ou limitada de bens ou a prestação de um número, volume ou frequência restrita ou limitada de serviços;
c) a divisão de partes ou segmentos de um mercado atual ou potencial de bens ou serviços, mediante, dentre outros, a distribuição de clientes, fornecedores, regiões ou períodos;
d) preços, condições, vantagens ou abstenção em licitação pública.”