SAÚDE : Queiroga diz que vacina para crianças de 6 meses a 4 anos ‘não deve tardar’
Imunizante da Pfizer contra a Covid-19 foi liberado no último dia 16 pela Anvisa
Ao participar de um evento em Brasília, no sábado (24), em comemoração aos 32 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 16 de setembro, deve ser disponibilizada em breve.
Quando questionado sobre uma data para o início da vacinação para esta faixa etária, Queiroga se limitou a dizer que “não deve tardar”. Segundo o ministro, o tema está em análise na Secretaria de Vigilância em Saúde.
“Tema está na área técnica. Estão avaliando os termos da aprovação da Anvisa. A Anvisa é uma primeira etapa na incorporação, onde se avalia segurança e eficácia. É como se fosse o ingresso para entrar no jogo”, afirmou Queiroga.
O ministro da Saúde disse que a pasta analisa uma série de questões antes de incorporar um imunizante no SUS.
“Para entrar no Sistema Único de Saúde a avaliação é mais detalhada porque precisa verificar outros aspectos como efetividade, custo/efetividade, impacto orçamentário, as condições epidemiológicas do país”.