HELDELBRANDO
Publi 1
O baratão
Posto Ferrari
Pag Menos – 728
Nutri Fertil
Salomão

ITABUNA : Análise microbiológica de alimentos do Hospital de Base está em conformidade com a legislação vigente

O procedimento, que é feito por uma empresa autorizada (Bahia Analítica), faz parte do controle sanitário.

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição que integra a Fundação de Atenção à Saúde (FASI), realiza, semestralmente, a análise microbiológica de alimentos ou em caso de surto alimentar, se houver.

O procedimento, que é feito por uma empresa autorizada (Bahia Analítica), faz parte do controle sanitário, no qual são coletadas amostras de alimentos e integra o Programa de Segurança Alimentar da instituição. O processo de análise de alimentos mais recente foi acompanhado pela coordenadora do Setor de Nutrição do HBLEM, Maria Luiza Souza, e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Na oportunidade, foram realizadas as análises microbiológicas de alimentos ofertados para pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição, além dos alimentos de dietas enterais.

“As análises são necessárias para que a gente possa obter informações sobre as condições higiênicas e sanitárias durante os processos de manipulação, armazenamento e distribuição das refeições, relacionados à segurança dos alimentos que são oferecidos para esse público”, explica a coordenadora.

Segundo ela, os resultados dessas análises são capazes de mostrar, por exemplo, se há contaminações nos alimentos, qual o microrganismo envolvido e a quantidade, para que se possa ter subsídios para a eliminação e/ou controle dos mesmos, ainda mais se foram patológicos, que causam doenças transmitidas por alimentos.

A coleta foi realizada no dia 9 deste mês e os laudos foram emitidos na quarta-feira passada, dia 22. De acordo com Maria Luíza, os parâmetros analisados nas amostras demonstram qualidade higiênico-sanitária satisfatória.

“Os parâmetros estão com os resultados dentro dos limites conforme pede a atual legislação normativa”, diz.

O presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr, recebeu com entusiasmo o resultado da análise microbiológica de alimentos neste primeiro semestre.

“As análises norteiam nossas ações, certificando a qualidade dos produtos e serviços, garantindo segurança para os nossos pacientes e funcionários”, enfatiza.

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 331/2019 abrange toda cadeia produtiva dos alimentos, tratando dos padrões microbiológicos dos alimentos e a aplicação dos mesmos. Se enquadram nesta resolução os processos de produção, armazenamento, transporte, distribuição, comercialização ou qualquer outra etapa que faça parte da cadeia de alimentos.

redes sociais
Donos da bola final dos posts
Top Turbo Net – Final dos Post
Anuncie aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.