SAÚDE : Conselho de Saúde defende busca ativa de faltosos da dose de reforço
CES reforça que duas doses da vacina contra a Covid-19 não são suficientes para garantir a proteção
Tendo em vista o aumento do número de casos de covid-19 nas últimas duas semanas no país, o Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA), órgão que fiscaliza o SUS, emitiu um comunicado, nesta quinta-feira (2), defendendo que as prefeituras municipais façam busca ativa dos faltosos da dose de reforço da vacina contra o novo coronavírus.
Para o conselho, com a chegada das festas de São João no interior do estado, os administradores das cidades devem ser claros ao orientar que as pessoas com sintomas gripais fiquem em casa e continuem usando máscaras.
“Os prefeitos e secretários de saúde da Bahia não podem baixar a guarda. A vacina precisa chegar até as pessoas. A covid-19 continua aí e essa doença gera sequelas mesmo em casos leves. Não podemos esperar que os piores cenários voltem, precisamos agir antes”, diz Marcos Sampaio, presidente do conselho.
Embora continue sendo perigoso contrair esta doença que já tirou a vida de mais de 666 mil brasileiros, sabe-se que a população tem manifestado uma sensação de menor risco após tomar duas doses da vacina, mas somente estas duas não são suficientes para garantir a proteção. Diante das reinfecções, também é falsa a lógica de não tomar a terceira e quarta doses por já ter contraído covid-19.
As medidas de segurança sanitária devem continuar sendo tomadas de forma coordenada entre Estado e municípios. É necessário apostar na informação para a população, avançar na campanha de vacinação dos faltosos e dos estudantes das escolas públicas e privadas da Bahia, além de buscar os idosos aptos para a 4ª dose em suas residências.