ITABUNA : Projeto LEAN nas Emergências; Mais uma etapa do projeto reuniu a equipe no Hospital de Base
O projeto visa qualificar e otimizar o fluxo de atendimento a pacientes na unidade hospitalar
Os profissionais do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) receberam na quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, a visita da equipe de especialistas em processos da Beneficência Portuguesa para a implantação do LEAN nas Emergências da unidade.
O projeto, que visa qualificar e otimizar o fluxo de atendimento a pacientes na unidade hospitalar, faz parte do Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com três hospitais de excelência que replicam esse conhecimento: hospitais Sírio Libanês e Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e Hospital Moinho de Vento, no Rio Grande do Sul.
De acordo com o médico Abner Araújo Jr, que integra a equipe de especialistas, essa foi a terceira visita da equipe, mas está sendo considerada a primeira, de início do projeto.
“É quando vamos interagir com as equipes assistenciais e as pessoas que serão responsáveis por desenvolver ferramentas e discussões e gerar planos de ação, a fim de melhorar os processos e o fluxo do paciente no HBLEM”, disse.
A especialista de processos da Beneficência Portuguesa e engenheira de produção, Bruna Andrade Coghi, também faz parte da equipe.
Para a coordenadora-geral de enfermagem do Hospital de Base, Paula Maria Santos, a estratégia do Projeto LEAN nas Emergências é diminuir a superlotação na emergência.
“Ele faz um link com todas as unidades e setores e vai impactar diretamente com estratégias e ações voltadas para tal objetivo”, comentou.
Já a coordenadora médica do Pronto-Socorro, Sílvia Rodrigues, disse que esse era um projeto que desejava que acontecesse.
“Para mim está sendo maravilhoso o que está sendo colocado em prática. Com o LEAN nas Emergências, tudo o que imaginei para o setor está sendo executado”, declarou.
Toda a equipe do Hospital de Base, desde a parte administrativa, médicos, enfermeiros, equipes de apoio, fisioterapeutas, até a parte da higienização, infraestrutura e tecnologia da informação esteve dois dias inserida nesse processo de troca de conhecimento e informações com o intuito de trazer mais agilidade e eficiência para o atendimento.
A Secretaria Municipal de Governo, Fernanda Ludgero, que até sexta-feira estava na Presidência da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), destacou que a sua gestão foi marcada pela busca constante de parcerias com o Ministério da Saúde e com instituições hospitalares de excelência no país, além de melhorias estruturais para o HBLEM.
“Hoje temos o LEAN nas Emergências e o Tele-UTI do HCOR da Associação Beneficente Síria (SP). Isso traz para o hospital, modelos de gestão mais modernos, melhoramentos de fluxos que refletem diretamente na assistência ao paciente, que é o nosso principal foco. Agora, estou saindo com a sensação de dever cumprido, deixando o meu legado”, finalizou.