BAHIA : Polícia faz treinamento contra ataques a bancos no estado; simulado tem explosões e ‘reféns’ em Jacobina
SSP diz que ação visa aumentar efetividade contra crimes desta modalidade e que roubos a banco reduziram 77% este ano na Bahia.
Cerca de 50 policiais militares participaram de um treinamento simulado de um ataque a banco, na cidade de Jacobina, no norte da Bahia, na madrugada desta sexta-feira (27). A ação ocorreu na Rua Pedro Lago, na região central da cidade, onde estão concentradas algumas agências bancárias.
O treinamento simulou um grupo de oito assaltantes utilizando explosivos para explodir uma agência do Banco do Brasil, antes de roubarem dinheiro e fugirem com três reféns, em um tempo médio de 25 minutos.
Os PMs iniciaram, então, uma montagem de bloqueios nas possíveis rotas de fuga, em pontos distantes do Centro para evitar conflito na área urbana, para aguardar a passagem dos suspeitos.
Na fuga, três veículos foram incendiados, com o objetivo de impedir que as viaturas iniciassem a perseguição e destruir possíveis vestígios. Para os bloqueios, os policiais usaram dilaceladores, que danificaram os pneus dos veículos usados pela quadrilha e efetuou a prisão do grupo.
Esta foi a segunda edição do treinamento simulado de roubo a banco promovida pela Policia Militar. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), de janeiro a maio deste ano, houve uma redução de 77% do crime desta modalidade, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o coronel Válter Araújo, comandante do Policiamento Regional Norte, apenas seis casos foram registrados no período e 27, de janeiro a maio de 2021.