ITARANTIM : há mais de 22 anos Embasa continua vendendo água da cor de café
A tarifa média de água por metros cúbicos é 28,50% maior, se comparado em todo o país.
Já é de conhecimento de todos que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento Embasa atua de forma ilegal no município de Itarantim há mais de 22 anos e ninguém faz nada.
Nesta segunda-feira (16), um morador utilizou suas redes sociais para mostrar sua indignação e encheu um pequeno reservatória com uma água totalmente escura da cor de café, fornecida pela empresa.
Além da sua concessão estar vencida há mais de 22 anos no município, a sua tarifa média de água por metros cúbicos é 28,50% maior, se comparado em todo o país, custando R$ 5,43 /m3, enquanto na cidade de Itapetinga, que é administrada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), é de R$ 2,09 p/ m³
A deficiência da Embasa, que capita água por gravidade, não é novidade no município de Itarantim e a triste situação já vem se arrastando por muitos anos. Na Câmara de Vereadores ninguém fala nada sobre o assunto, nem tocam sobre a situação de sua concessão e nem passa a responsabilidade para o prefeito municipal que tem a caneta da prerrogativa e expulsar a empresa do município, que abriria espaço para outra.
A verdadeira água potável é aquela que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida). Para o consumo, ela deve possuir essas qualidades, mas esse não é o caso de Itarantim, localizado no Centro-sul baiano.