ILHÉUS – Equipe do centro cirúrgico do hospital regional costa do cacau adota novas medidas de acolhimento.
Uma das medidas adotadas foi a musicoterapia.
Para muitos pacientes, a internação é um momento de dúvidas e incertezas, por vezes a apreensão e a insegurança podem abalar o emocional de uma pessoa, por exemplo, em um processo pré-operatório. Por esse e outros motivos, a equipe do centro cirúrgico do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, dá apoio ao internado, adotando uma série de medidas humanizadas, como: atenção, esclarecimento de dúvidas, acolhimento, além de usar a musicoterapia durante os procedimentos, os quais fazem toda a diferença.
A maioria dos pacientes aprovam as medidas e relatam que a música promove uma sensação de bem-estar e relaxamento. Além disso, possibilita a evocação de sentimentos e sensações alegres, reduzindo ou eliminando aquela tensão ou ansiedade característica da cirurgia.
A paciente Sônia Campos destaca como excelente toda a estrutura do hospital e as medidas usadas pela equipe do centro cirúrgico.
“Achei muito interessante a ideia da música na hora da cirurgia, ajuda a manter a tranquilidade; outro cuidado que demonstra respeito é cobrir os seios, pois me deixou menos constrangida”, declarou.
A paciente fez questão de relatar o trabalho da equipe do HRCC.
“Atendimento, enfermeiras nota 10, assim como das meninas da cozinha. O Dr. Rafael e equipe médica são excelentes. Marta, estagiária, é muito atenciosa. As técnicas de enfermagem Ana e Rai são muito prestativas. Sou grata a enfermeira Rose, por todo cuidado e assistência. Parabenizo o profissionalismo de toda a equipe do pré-operatório e anestesia. Todos esses profissionais também me atenderam muito bem”, avaliou.
Adil Silva, outra paciente que realizou cirurgia no HRCC, disse que foi muito bem atendida e declarou:
“Preciso relatar como foi meu atendimento e destacar alguns profissionais, mesmo considerando todos como excelentes: A equipe de Dr. Rafael Vivas é maravilhosa. A anestesista Yara é muito atenciosa e educada. O atendimento da equipe de enfermagem é muito bom, principalmente a enfermeira Rose e a técnica Rai. O porteiro Carlos do Ambulatório, muito atencioso, orienta e informa tudo que precisamos, estou muito satisfeita com o atendimento recebido aqui, disse”.
Outra questão observada pela paciente foi a humanização e o respeito que recebeu durante sua cirurgia.
“Amei a ideia do tapa-sexo adaptado, me deixou bem mais confortável. Também foi incrível a ideia de colocar um som baixinho, ficou bem leve e tranquilo o ambiente, no momento da cirurgia”, destacou.