A pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (11) aponta o ex-presidente Lula (PT) se mantém na liderança da corrida presidencial. Com 43% das intenções de voto, o petista é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, com 28%. O levantamento foi contratado pela XP Investimentos.
Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) surgem com 8% cada, estando numericamente empatados. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), surge com 3%. Tendo em conta a margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro, Moro e Doria estão tecnicamente empatados.
Comparado com a pesquisa anterior, divulgado em 25 de fevereiro, Lula manteve os 43% da intenção de voto estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado. O chefe do Executivo, no entanto, oscilou dois para cima (portanto, dentro da margem de erro) — na ocasião, ele aparecia com 26%.
Moro e Doria mantiveram o resultado anterior (8% e 3%, respectivamente) e Ciro oscilou um ponto para cima (tinha 7%). Doria empata, dentro da margem de erro, com a senadora Simone Tebet (MDB), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante), que têm 1% cada.
O nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) mantém conversas com o PSD para disputar a Presidência pela legenda, substituindo oo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
onforme o Ipespe, Felipe D´Avila (Novo) foi citado, mas não chegou a 1%. Já o senador Alessandro Vieira (Cidadania) foi testado, mas não foi citado por nenhum entrevistado. Brancos e nulos somam 7%, e não sabem, 2%.
A pesquisa foi realizada no período de 7 a 9 de março e entrevistou mil pessoas de 16 anos e mais de todas as regiões do país, por telefone. O intervalo de confiança é de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta. O levantamento foi registrado junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-03573/2022.
O cenário de 1º turno testado pela pesquisa (estimulada) é:
- Lula (PT): 43%
- Bolsonaro (PL): 28%
- Ciro (PDT): 8%
- Moro (Podemos): 8%
- Doria (PSDB): 3%
- Tebet (MDB): 1%
- Leite (PSDB): 1%
- Janones (Avante): 1%
- D’Ávila (Novo): 0%
- Vieira (Cidadania): 0%
- Nenhum/não iria votar/branco/nulo/: 7%
- Não sabe/não respondeu: 2%
A pesquisa testou também um possível segundo turno, mostrando os seguintes cenários e as perspectivas de voto:
- Lula x Bolsonaro: 53% a 33%
- Lula x Moro: 51% a 30%
- Lula x Leite: 55% a 17%
- Lula x Doria: 53% a 18%
- Lula x Ciro: 50% a 25%
- Ciro x Bolsonaro: 47% a 36%
- Doria x Bolsonaro: 38% a 37%
- Moro x Bolsonaro: 33% a 33%
- Bolsonaro x Leite: 40% a 35%
De acordo com a sondagem, que também avaliou a aprovação do governo Bolsonaro. Cerca de 52% dos entrevistados avaliaram a gestão como ruim ou péssima, contra 27% que o avaliam como bom ou ótimo. Aqueles que avaliam o governo como regular são 20%. Os que não sabem ou não responderam somam 1%. Os números oscilaram dentro da margem de erro em comparação com a pesquisa anterior – no levantamento feito há duas semanas, esses números eram 63%, 31% e 6%, respectivamente. As informações são do UOL.