NOVA CANAÃ: MUNICÍPIO COMEMORA 62 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Antes distrito de Poções, Nova Canaã recebeu sua emancipação por meio da lei 1.540 de 21 de outubro de 1961.
Com muitas conquistas, o município de Nova Canaã comemora neste sábado, dia 21 de outubro, seu aniversário de emancipação política, 62 anos de muitas histórias, conquistas e realizações. No comando do prefeito Dr. Marival Fraga, que já soma seis administrações na cidade, sendo dois deles consecutivos se tornando um fato histórico, Nova Canaã vive, literalmente, novos tempos, com melhorias a cada dia em diversos setores do município.
“Quero parabenizar por mais um ano de emancipação política do nosso amado município, temos um povo solicito e que ama a sua terra; agradeço a Deus e todos que me confiaram administrar essa cidade por seis mandatos, podendo realizar sonhos e construir, a cada dia, uma cidade melhor para se viver”, disse o prefeito Dr. Marival.
Histórico
Antes distrito de Poções, Nova Canaã recebeu sua emancipação por meio da lei 1.540 de 21 de outubro de 1961. Como dito, Dr. Marival tem o reconhecimento do povo ao colecionar seis mandatos na cidade, levando desenvolvimento e fazendo do município um local mais agradável para todos que residem.
Nova Canaã se emancipou do município de Poções através da lei 1.540, de 21 de outubro de 1961.Segundo relatos dos antigos moradores, as terras do município de Nova Canaã começaram a serem povoadas entre 1904 e 1910. Entre os pioneiros estão o Sr. José Antonio Lopes Vieira e o Sr. Bernardino Rodrigues de Matos.
São originárias as primeiras famílias de Nova Canaã da região do Vale do Jiquiriçá e Lavras Diamantinas. Bernardino Rodrigues de Matos preocupado com a educação dos filhos e demais moradores organizou o Instituto Florestal.
Em 1925 surgiu a vila de Água Fria, atraindo muitos moradores de outros municípios e localidades, motivados pela lavoura de café e tornou-se próspera. Esta vila de Água Fria estava situada em um local muito montanhoso, sem possibilidade de expansão.
Por isso, em 1940, após entendimentos com representantes políticos do distrito, e autoridades locais, resolveu-se transferir o povoado para a fazenda Caldeirão, cujo nome, foi mudado para Nova Canaã que é um nome de origem bíblica que denota a ‘terra prometida’.
Essa transferência fez com que rapidamente prosperasse o comércio e desenvolvimento local.