OPERAÇÕES CONTRA O CRIME ORGANIZADO CUMPREM MANDADOS DE BUSCA E PRISÃO NAS REGIÕES NORTE E SUL DO ESTADO
Operação ocorreu nas cidades de Queimadas, norte do estado, e de Porto Seguro e Belmonte, sul da Bahia.
O Ministério Público estadual, por meio das unidades Norte e Sul do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com forças policiais, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Queimadas, norte do estado, e de Porto Seguro e Belmonte, sul da Bahia.
Em Queimadas, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, um deles no endereço residencial de um policial militar acusado pelo homicídio de Alberto Santos Pereira, de 20 anos, ocorrida no último dia 20 de julho, naquela cidade. O PM foi preso horas depois, após se apresentar às autoridades, na companhia de Polícia Militar do Município de Itiúba, no final da manhã. O mandado de prisão foi cumprido na sede da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim).
Já em Porto Seguro e Belmonte, foram apreendidos armas de fogo, carregadores, munições, telefones celulares, tablets, documentos, maconha e roupas táticas, além de um veículo, roubado em Salvador, com placa clonada que foi utilizado na execução de homicídios naquelas duas cidades. As apreensões, realizadas durante a ‘Operação Celare’, resultaram do cumprimento de dez mandados de busca em endereços vinculados a indivíduos responsáveis por tentativas de homicídio, prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico na região da Costa do Descobrimento.
Além do Gaeco Sul, a ‘Operação Celare’ contou com a atuação da Promotoria de Justiça de Belmonte e com o apoio do Comando de Policiamento da Região Extremo Sul (CPR-ES) e do 8º BPM Porto Seguro. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Belmonte. Todo o material apreendido será submetido a conferência e análise, a fim de subsidiar denúncias em face do grupo criminoso.
Já as ações em Queimadas tiveram a participação do Gaeco Norte, da Promotoria de Justiça local, da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Santo Antônio de Jesus, da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin), da Corregedoria e do 6° Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Caatinga).