APÓS UM ANO, OFICIAL DA PMBA RETORNA DE MISSÃO DA ONU NO SUDÃO DO SUL, ÁFRICA
Samir, que tem 39 anos e há 10 integra as fileiras da corporação, destaca o aprendizado no continente africano.
Após servir durante um ano em missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Sudão do Sul, o tenente Luís Samir dos Santos Costa, oficial da Polícia Militar da Bahia, visitou o Quartel do Comando Geral da instituição, em Salvador, na manhã de quarta-feira (12).
O oficial que atuou como “boina-azul”, apelido dado aos policiais que servem em missões da ONU em países estrangeiros, foi recebido pelo comandante-geral, coronel Paulo Coutinho, com um novo desafio: difundir o aprendizado desse período. A missão dada foi com propriedade, já que a autoridade máxima da PMBA também serviu na ONU, porém em El Salvador, quando ainda ocupava o posto de capitão anos atrás.
Lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, onde retomou nesta quinta-feira (13) as atividades operacionais, o tenente Samir passou um ano em Juba, capital do Sudão do Sul. No continente africano, ele era responsável pela equipe de patrulhamento nos campos de refugiados e treinamento de policiais de outras nações. O objetivo da função era a proteção de civis e a observação da violação dos direitos humanos, integrando um grupo de aproximadamente 1.400 policiais em missão no Sudão do Sul.
Samir, que tem 39 anos e há 10 integra as fileiras da corporação, destaca o aprendizado no continente africano. “Uma experiência profissional única para o entendimento de outra realidade, onde presenciei muita vulnerabilidade social, sem falar na violação dos direitos humanos, que no Sudão do Sul é gritante. Uma experiência ampla e acelerada, pois também recebia e treinava os policiais que chegavam de outros países para realizar missões de paz”, destaca.
PMBA na ONU
Desde os anos 60 a ONU realiza missões multidimensionais (militares e civis) e o Brasil começou a enviar militares na década de 90. Na Bahia, o primeiro militar que integrou uma missão estrangeira da ONU foi em 1997. Em 2022, ocorreu a primeira missão de policiais militares baianos na África. Além de Samir, que atuou por um ano no Sudão do Sul, o capitão Erisson Soares, também oficial da PMBA, está atualmente em missão de paz na Somália desde o ano passado.