Salvador quer investir em turismo de ‘sol e praia’ e beach clubs podem ser peça-chave
Com dezenas de quilômetros de orla, Salvador tem as praias como um dos pontos altos de quem procura a cidade. Mas o trade quer investir ainda mais nesse tipo de serviço para quem é exigente e quer mais estrutura para curtir um dia de sol. E os beach clubs que já surgiram na cidade podem ser a peça-chave nesse momento.
Segundo o diretor de Turismo da Secult, Antônio Barretto Junior, Salvador tem um grande leque de opções para quem gosta de viajar, incluindo turismo religioso, cultural, gastronômico, corporativo, junto à divulgação do título de Cidade da Música. Mas um ponto de atenção do secretário de Cultura e Turismo, Fábio Mota, é o chamado turismo de “sol e praia”, que ajuda a enfrentar a sazonalidade de outros tipos de eventos. O assunto foi discutido durante o encontro com profissionais do trade turístico do país, iniciativa promovida pela Salvador Destination nesta quinta-feira (28), no Novotel Salvador, no Rio Vermelho.
O diretor explicou que o fim das barracas de praia da cidade prejudicou a imagem da capital baiana, já que outras cidades nordestinas conseguem atualmente oferecer grandes infraestruturas para quem está com o pé na areia. Para quem não lembra, entre 2009 e 2010, mais de 300 equipamentos foram demolidos ao longo de toda a orla da capital a partir de uma decisão da Justiça Federal, que considerou ilegais as construções na faixa de areia.
Porém, um movimento já tem ajudado a reverter esse cenário. “Estamos vendo o empresariado investir em beach clubs, o que tem conseguido reverter esse cenário e trazer mais turistas de sol e praia para a capital baiana”.O diretor da Secult destacou ainda o trabalho de divulgação para a atração de eventos nacionais e internacionais para o Centro de Convenções. A estimativa é que quase R$ 2,5 bilhões deixaram de circular na cidade apenas nos 6 anos em que não houve um Centro de Convenções na cidade, prejudicando toda estrutura de serviços voltadas para eventos do tipo. Hoje, o cenário já é bem diferente: atualmente, já há mais de 70 eventos confirmados no equipamento da prefeitura. E a expectativa é de que o número cresça ainda mais a partir da participação de feiras dentro e fora do Brasil.
“Nós tivemos a confirmação de um congresso de dermatologia para 2025. Isso mostra a importância de um equipamento como esse e do trabalho que a Salvador Destination e a prefeitura de Salvador têm feito”, reforçou.
Nesta sexta-feira, por exemplo, dois eventos simultâneos ocorrem no Centro de Convenções: o Bahia Expo & Negócios, evento que é considerado a maior feira de capacitação empresarial do estado; e a Yes Móvel Show Bahia, que reúne empresários, fabricantes, lojistas e representantes do segmento de mais de 23 estados brasileiros.
“Salvador já esteve em 3º lugar no ranking de organização de eventos internacionais da a ICCA [International Congress and Conventions Association]. Durante o período em que ficamos sem o Centro de Convenções, nós chegamos a ficar em 10º, mas atualmente já conseguimos chegar ao 5º lugar novamente”, apontou o diretor.